Data Mining – Mineração de dados II

15 mar 2017

A maioria dos especialistas e empresas que se dedicam ao assunto definem o Data Mining como um processo de descoberta do conhecimento (exploração e análise) aplicado em grandes volumes de dados. O Objetivo é identificar padrões, correlações, anomalias e tendências, para gerar modelos e extrair informação.

Esses modelos dificilmente seriam construídos sem o auxílio da tecnologia, devido à quantidade e a complexidade do relacionamento entre os dados existentes na base.

Empregando-se diversas técnicas de análise é possível identificar tendências, gerenciar o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros, reduzir custos, detectar falhas e fraudes em processos, identificar segmentos de mercado, definir perfis de clientes e padrões de retenção, elaborar indicadores, além de inúmeras outras aplicações. É importante salientar que, apesar do uso da tecnologia, é indispensável incluir a análise humana ao processo.

A estrutura do Data Mining se assemelha ao de uma pesquisa, visto que existem etapas a serem realizadas para atingir o objetivo final: a informação. Sendo assim é fundamental que seja identificado um problema, definido um objetivo e uma técnica para preparação e exploração de dados, gerando modelos para enfim extrair informações que irão auxiliar o gestor em seus processos decisórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *