Eleições 2018 e a polêmica das fontes de dados

02 out 2018

Certamente as eleições de 2018 irão deixar um marco histórico. É a primeira eleição com forte influência das mídias e redes sociais, para o bem e para o mal.

Para o bem, quando há a divulgação de notícias, fatos, esclarecimentos, debates, enfim, informações que esclarecem e preparem o eleitor para um voto consciente, ou seja, que suas escolhas sejam bem amparadas. Para o mal é a manipulação e divulgação de notícias, dados, informações e pesquisas falsas que confundem o eleitor.

Por isso é fundamental sempre verificar a fonte antes de sair compartilhando. Hoje existem vários recursos par verificação e denúncia de notícias falsas.

O mesmo raciocínio cabe para pesquisas em geral, porém com um pouco mais de complexidade. Os dados são a matéria prima da pesquisa, e devem ser extraídos de maneira criteriosa, em fontes confiáveis. Mesmo utilizando-se de fonte confiáveis é importante observar os critérios e a metodologia utilizados, a fim de que a análise seja realizada corretamente.

Pior que não fazer pesquisa é repensar toda a estratégia de uma empresa baseada em informações sem fundamento ou duvidosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *