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coautora: ana lúcia b. guido

Onde Encontrar?

cocriação de valor:

conectando a empresa com os consumidores
através das redes sociais e ferramentas colaborativas.

COCRIAÇÃO DE VALOR. Trata-se de um assunto extremamente importante para todos os administradores modernos que devem considerar esses conceitos atuais na prática de seus negócios. Cocriar significa envolver os clientes com experiências positivas no processo de marketing, fazendo com que produtos e serviços, assim como as demais práticas mercadológicas, sejam produzidos com a participação dos próprios consumidores.
O tema tem despertado a atenção crescente de acadêmicos e profissionais, enquanto no âmbito comercial empresas líderes contabilizam resultados positivos com o envolvimento dos clientes em seus processos mercadológicos. Na prática moderna, a cocriação se utiliza de meios atuais de cocriar com as mídias sociais e canais de comunicação, tais como Facebook, LinkedIN, Twitter, e mídias, como blogs, YouTube, entre outras. Todos esses novos canais permitiram a condução de negócios de forma acelerada e pulverizada, mas todos de importância incontestável para a prática de cocriação.
O livro parte de uma abordagem dos primeiros movimentos da comercialização com foco no produto, passando para a era de vendas, para a satisfação de desejos e necessidades, seguidos da orientação ao mercado com enfoque no marketing de relacionamento.
O texto apresenta também as características da era da cocriação com a participação dos clientes no processo de criação de valor. A inclusão de tópicos relacionados ao assunto com enfoque teórico-prático foi uma das preocupações do autor. Com isso, os leitores terão uma visão abrangente da utilização dessas ferramentas, cujos capítulos incluem exemplos de como as empresas estão tendo sucesso tanto no Brasil como exterior.

Recomendado para:

Disciplinas de Administração de Marketing, Marketing de Serviços e Desenvolvimento de Novos Produtos dos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração de Empresas. Leitura complementar para todas as disciplinas associadas à área de marketing.

Marketing de Nichos:

Atualmente, falar em mudanças na prática de marketing tornou-se um chavão na literatura mercadológica. A proliferação de mídias alternativas para contatar os consumidores, aliada à interatividade dos meios, propiciaram a criação de novos cenários para a prática de vendas e marketing.
Com a existência de diferentes fontes de comunicação, os consumidores passaram a contar com várias opções de acesso, tais como canais por assinatura, TV social, internet, mídias sociais, entre outras e, por isso, houve uma grande fragmentação de mercados. Estes nichos e segmentos formaram- se com base em interesses comuns atraídos pelas características e objetivos dos meios de comunicação e, consequentemente, demandando abordagens específicas e diferenciadas.
No entanto, com esta diversidade, muitos destes grupos de clientes ainda não foram ou não estão sendo atendidos de forma satisfatória, devido à falta de conhecimento por parte dos fornecedores. Por isso, estudar e analisar as necessidades dos diferentes grupos e o que fazer para atendê-los de forma satisfatória passou a ser uma necessidade, tanto na academia como na prática comercial.
O objetivo deste livro é o de apresentar os vários grupos de consumidores reunidos em forma de nichos e segmentos, suas necessidades específicas de consumo e o que as empresas estão fazendo atualmente para atendê-los. O leitor ficará sabendo como os diferentes grupos se comportam, compram e estão sendo atendidos pelas empresas. São abordados nichos e segmentos de mulheres, idosos, judeus, LGBT, islâmicos, consumo com restrição médica, consumo por índios, entre outros.

Recomendado para:

Disciplinas Administração de Marketing, Marketing Estratégico e Comportamento do Consumidor dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Marketing. A obra também é indicada para cursos de Ciências Sociais que se interessam em avaliar diferentes comportamentos na sociedade.